domingo, 13 de setembro de 2009

[N] E-G-O


Certa vez, Maurício, meu professor de história (e por quem eu guardo uma profunda admiração) fez o seguinte questionamento: qual é a característica psicológica inerente a todos os seres humanos que pisam e já pisaram na Terra? Que característica você e um chinês que viveu no século I têm em comum? Intriguei-me com a pergunta, pois os homens sofreram as mais diversas influências ao longo dos séculos: monarquia, absolutismo, república; barroco, romantismo, realismo; catolicismo, protestantismo, ateísmo. Mesmo dentre tantos "ismos", será que temos um defeito ou quem sabe uma qualidade que nos une?
Não sou pessimista, ainda tenho esperança principalmente nas crianças, mas não consigo pensar que esse elo represente uma virtude. A primeira resposta que me veio à cabeça foi o egocentrismo. A propriedade privada surgiu porque uma determinada pessoa decidiu passar a cerca ao redor de um pedaço de terra e disse "É minha!"; o poder corrompe porque quem o alcança percebe que ele oferece as oportunidades para controlar e se beneficiar às custas do outro; as relações afetivas são baseadas no desejo de posse sobre o companheiro...é lógico que quando você gosta de alguém, você espera que ele esteja sempre do seu lado e lhe dê atenção. Nada mais enriquecedor para o ego. Mas quando você percebe que esse alguém não lhe dá a atenção "merecida", o ciúme e a inveja surgem. Na amizade, esse ciúme surge quando você percebe que seu amigo lhe trocou por um outro alguém. Não há nada mais devastador para o ego do que ser trocado. Já em um namoro, a questão da posse é ainda mais visível. Nenhuma pessoa tem o dever de ficar com outra, mas mesmo assim os namorados se acham no direito de exigir certos deveres. De acordo com o Maurício, ninguém tem o direito de exigir fidelidade do outro, pois o outro é livre para fazer o que bem entender. Eu discordo um pouco, pois acho que a fidelidade é uma questão de respeito, mas tenho consciência de que esse pensamento é graças à nossa cultura. À nossa cultura e, principalmente, ao nosso egocentrismo (ou egoísmo, se preferir).
Mas, enfim, é muito difícil generalizar o homem, principalmente quando se trata de sentimentos, mas acho que o elo que une a cada um de nós se chama EGO.

5 comentários:

  1. esse texto soa mt como o primeiro. Eu discordo um pouco dessa idéia do ser humano como a pior criatura do mundo. É muito fácil se conformar que a nossa natureza é ruim mesmo e não há nada que possa mudá-la. Eu acho que relacionamentos se baseiam também em concessões, até pq todo mundo é diferente e sempre vai ter uma coisa em um que o outro não gosta ou alguma atitude. não acho que seja egocentrismo vc querer receber carinho e atenção de alguém por quem vc tem uma certa dedicação. é horrível vc fazer tudo por alguém e seus esforços n serem reconhecidos. a questão da traição é cultural sim. mas e daí? devemos negar a cultura que recebemos agora? hahaha! não! danem-se os teóricos que repudiam os seres humanos se eles achariam que eu sou egocêntrica! acredito muito nos meus valores huahuhauhaha.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, acho que soou como o primeiro por causa da "cerca"...eu nem tinha reparado.
    É, talvez não seja o homem a pior criatura do mundo...talvez seja a cobra, talvez seja a barata ou até mesmo o mosquito da dengue, mas com certeza o homem está entre as piores criaturas do mundo justamente pelo fato de ele ter escolhas. Mas, assim como os demais animais, o homem muitas vezes deixa se levar pelos seus instintos, instintos esses que buscam sempre o seu próprio bem, mesmo que seja em detrimento dos outros. Não acho que nossa natureza seja ruim (como já expus no 1º post), todos temos o privilégio da escolha e cabe a cada um saber escolher o certo dentro os inúmeros errados que nos cercam.
    "é horrível vc fazer tudo por alguém e seus esforços n serem reconhecidos" <- é exatamente isso, Luh, quando vc gosta de alguém e faz tudo por essa pessoa, vc também espera que essa pessoa goste de você e pelo menos retribua o carinho. Mas vc já parou pra pensar se essa pessoa também gosta de vc? Você quer que ela retribua o que vc faz por ela, mas ela pode simplesmente não gostar de você, ou então achar alguém mais interessante e lhe deixar de lado. É egocentrismo nosso achar que "só porque eu gosto de fulano, fulano deve gostar de mim."

    Ah, só pra finalizar, não é que temos que negar nossa cultura, mas é porque já tem tanta coisa que nos limita...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olha, eu acho que n tem nada a ver com egocentrismo isso. até pq se vc faz isso td por uma pessoa que n está nem aí pra vc, isso n eh egocentrismo, é masoquismo! quando eu falei, já estava dizendo que havia um relacionamento, uma amizade, ou seja lá o que for. relacionamentos precisam ser cultivados e cuidados pq senão acaba. se vc se empenha numa amizade e n tem um feedback, vc se decepciona. pq tem gente que se acomoda, n é que n goste...n tem iniciativa de marcar de se ver. ah, e sobre o elemento cultural, sim, tem muita coisa que limita, mas pelo menos nesse apecto especídico da traição eu n vejo problema nenhum em ser fiel a alguém XD. talvez eu seja atrasada, mas ficaria muitíssimo desapontada se me traíssem hahahahaha.

    ResponderExcluir
  5. ...
    vou morrer de tanto ri. eu juro
    meu ponto d vista?!o ser humano eh sim a pior das especies, de certa forma é sim por ter escolhas. mas tb alem disso. eh por ter conciencia dessas escolhas e do q elas podem acarretar...

    naum vejo lados "positivos" em uma virtude ou um valor cultural. tudo naum passa de limites, de controle. tudo isso soh nos torna cegos e preconceituosos...

    ResponderExcluir