quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Numa Ilha


9 crianças são deixadas numa ilha deserta. Considere que essas crianças não sofreram NENHUMA influência de religião, cultura, ética, justiça, leis... é mais provável que essas crianças ajudem umas às outras na obtenção e conseqüente divisão de alimentos, construção de moradias e cada uma exerça seu papel no grupo ou elas prefeririam a independência, a disputa, a lei do "mais forte comanda", "aquilo que é meu eu não divido"?
Essa questão responderia a seguinte pergunta:" o homem nasce bom (a sociedade que o corrompe)" ou "o homem é o lobo do homem"?
Ainda não cheguei à nenhuma conclusão à respeito disso, mas prefiro acreditar que o homem seja um ser naturalmente bondoso, mas quando penso assim, sempre me vem à cabeça: "então quem deu origem a todos os males que hoje nos cercam?". Algum humano deve ter tido a brilhante! idéia de passar uma cerca através de um pedaço de terra e dizer "É MEU!"...os outros olharam isso, acharam bonito e decidiram fazer o mesmo.
Mas se déssemos mais uma chance, se essas genuínas crianças convivessem numa ilha, elas cometeriam o mesmo erro, confirmando a teoria de Thomas Hobbes, ou daria um novo final à história, confirmando a tese de Rousseau?

2 comentários:

  1. eu acho que o ser humano é complexo demais para ser gereralizado. acho essas teorias até interessantes, mas que nem sempre têm total sentido na prática... XD

    ResponderExcluir
  2. amei o seu blog achei vc super diferente..a qtos anos existe o bolg mas so agora eu to vendo a graça..rsrrs...se vc kiser me adc aluaexotica@hotmail.com e meu blog é princesalua.zip.net eu to começando entao ta sem graça..rsr...vlw!!!!beijão

    ResponderExcluir